
Psicopedagogia Institucional e Clínica
Carga horária: 540 horas
Sobre o Curso: O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica visa formar profissionais capacitados para atuar tanto em contextos institucionais quanto clínicos, abordando as dificuldades e distúrbios de aprendizagem de forma abrangente e integrada.
Objetivos do Curso: Capacitar profissionais para identificar e intervir em dificuldades e distúrbios de aprendizagem em contextos institucionais e clínicos. Desenvolver competências para a promoção do desenvolvimento integral dos indivíduos em diversos ambientes institucionais e clínicos. Oferecer ferramentas teóricas e práticas para a criação e implementação de programas de intervenção psicopedagógica em ambos os contextos. Promover a reflexão crítica sobre os processos de ensinoaprendizagem e suas implicações nas práticas institucionais e clínicas. Preparar os profissionais para atuar em equipes multidisciplinares, colaborando com outros especialistas da saúde e educação para oferecer um atendimento integrado e eficaz.
Público-Alvo: Este curso é destinado a profissionais das áreas de educação, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e outras áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em psicopedagogia aplicada tanto ao contexto institucional quanto clínico. É ideal para aqueles que buscam uma formação versátil e abrangente, que permita atuação em diferentes ambientes de trabalho e com diversas faixas etárias.Mercado de Trabalho para o Curso: Os profissionais formados em Psicopedagogia Institucional e Clínica encontram um mercado de trabalho vasto e diversificado. Eles podem atuar em escolas, oferecendo suporte pedagógico e psicopedagógico a alunos e professores; em empresas, desenvolvendo programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários; em hospitais e clínicas, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e emocional de pacientes; em ONGs, implementando projetos sociais e educativos; e em consultórios particulares, realizando atendimentos individualizados. A formação integrada permite que o profissional transite por diferentes contextos e demandas, ampliando suas oportunidades de atuação.